Com a finalidade de aproveitar melhor a estrutura física e de recursos humanos, a Associação Hospitalar São José, de Rodeio Bonito, está se organizando na busca pela ampliação dos atendimentos, através da implantação de novos serviços. Atualmente com 51 leitos e 53 funcionários, a casa de saúde tem passado por reformas para acompanhar as exigências sanitárias e se habilitar à realização de novos procedimentos.
Hoje, o hospital é referência para a região na área de traumatologia, na baixa e média complexidade. A intenção é ampliar os serviços, realizando procedimentos de cirurgia geral e urologia. Outra demanda é incorporar a realização de partos também para outros municípios que estão na microrregião, como Novo Tiradentes, Pinhal e Cristal do Sul.
Na semana que passou, lideranças destas cidades participaram de uma reunião, na Secretaria de Saúde do Estado, em Porto Alegre, para tratar do assunto. Estiveram presentes os prefeitos de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari; de Pinhal, Edmilson Pelizari e de Novo Tiradentes, Adenilson Della Paschoa; além de representante do município de Cristal do Sul e do diretor do Hospital São José, Ivan Deliberalli.
Conforme Deliberalli, o tema está na esfera das tratativas, pois existem questões legais que precisam ser estabelecidas, por exemplo, se o serviço seria prestado por meio de convênio ou consórcio, como ficaria a remuneração dos médicos, entre outros termos. “Estamos fazendo um levantamento de qual seria a demanda dos municípios. Rodeio hoje tem uma estrutura que não está sendo totalmente ocupada, pois nossa média de partos mensais é apenas oito”, explica.
Como funciona o sistema
Há cerca de sete anos, o Ministério da Saúde criou a Rede Cegonha, regionalizando os partos em instituições com melhor estrutura e equipe presencial, visando diminuir o índice de mortalidade infantil e aumentando os índices de parto normal. Na região de abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), integram a Rede Cegonha, os hospitais Pio XII, de Seberi; Divina Providência (HDP), de Frederico Westphalen; Caridade, de Três Passos e Santo Antonio (HSA), de Tenente Portela.